Ícone do sitePortal Lunetas

‘Auts’: TVE estreia série para falar de autismo com as crianças

Imagem de desenhos com olhos, boca, braços. Inspirado em um menino autista. Na imagem contém, uma televisão, um cachorro, uma palavra escrita Auts

A TVE, rede de televisão estatal da Bahia, estreia nesta segunda-feira, dia 6, a série infantil “Auts”, que vai narrar as aventuras de um menino autista de seis anos. A série irá ao ar de segunda a sexta-feira, sempre em dois horários, das 7h30 às 12h, e das 13h às 17h, na TV (canal 9.1 em Feira de Santana e mais 13 municípios baianos) e online pelo portal.

A série foi realizada com subsídio público, por meio do programa Fazcultura, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. O projeto é uma plataforma transmídia, com uma série de interprogramas de animação infantil, site e aplicativo.

A história de “Auts”

Com 26 episódios e voltada para o desenvolvimento das crianças, a produção é assinada pelo diretor de animação Renato Barreto, a partir de sua experiência com o filho Arthur, que também é autista. Ao lado dos amigos Ana e Davi, ele lida com as barreiras do mundo e das pessoas, à medida que situações sociais e questões emocionais e atitudinais são apresentadas na trama, como a dificuldade de as crianças do entorno do personagem para lidar com suas diferenças.

“Auts” é uma produção familiar, pois o próprio Arthur da vida real dubla o protagonismo, enquanto Ana é interpretada pela mãe do garoto, Fernanda, e o personagem Davi pelo seu irmão, David. Arthur tem hoje 13 anos, e aprimorou suas habilidades de fala em decorrência da dublagem da série.

 

Divulgação/TVE Bahia

“Apesar de não interagir muito, procura aprender com os amigos sobre as coisas e o mundo em que vive. Ele tem medo do ‘Cachorro’, personagem dublado por Renato, mas aos poucos está tentando se aproximar dele para serem bons amigos”, diz a sinopse da nova série da TVE, “Auts”

Uma condição, múltiplos retratos

“Não existe um autista igual ao outro”, essa é uma afirmação repetida frequentemente por especialistas em autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). É com esse cuidado em mente que um retrato do autismo deve ser lido. Filmes, desenhos, animações, séries e livros que apresentam personagens – sobretudo protagonistas – que se enquadram no espectro autista podem contribuir para a visibilidade e familiaridade do tema; por outro lado, vale sempre considerar que uma única representação da pessoa com autismo não consegue dar conta da diversidade do espectro.

Para quem busca mais referências de séries e filmes sobre o tema, confira essa lista publicada pelo Lunetas, com produções audiovisuais que retratam toda a multiplicidade de ser autista. O documentário brasileiro “Em um mundo interior“, primeiro longa documental sobre autismo produzido no país, também é uma dica para quem conhecer esse universo do espectro.

Leia mais

Sair da versão mobile