Ícone do sitePortal Lunetas

Projeto Brincar disponibiliza materiais educativos acessíveis

Imagem de uma menina loira com cabelo de cachinhos, que usa uma prótese rosa em uma das pernas, brinca sentada no chão com cubos de madeira com letras coloridas

O Projeto Brincar, iniciativa que promove práticas pedagógicas para uma Educação Infantil inclusiva, disponibiliza materiais educativos acessíveis de forma on-line e para download, com múltiplos recursos de acessibilidade para crianças com e sem deficiência terem seu desenvolvimento estimulado por adultos responsáveis, em casa.

Conheça as produções do Projeto Brincar

Para que as crianças aprendam durante a hora das refeições, um conjunto de materiais traz 60 nomes de alimentos, disponível também com os sinais correspondentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras); para alunos que não têm o português como primeira língua, com traduções em espanhol, inglês, francês; e em Braille para crianças com deficiência visual.

O guia visa instruir educadores sobre como trabalhar com poesias em múltiplos formatos acessíveis de acordo com as diferentes necessidades das crianças do grupo e das distintas propostas pedagógicas. Quatro poemas do livro “A poesia das coisas”, de Silvana Tavano, foram transformados em vídeos acessíveis e também podem ser acessados aqui.

As atividades incentivam professores e famílias a estimularem o desenvolvimento das crianças a partir da experimentação, inventividade e exploração dos diferentes sentidos: tato, visão, olfato, paladar e audição. O material traz dicas de atividades que unem tinta guache, pincéis, plástico filme e meditação.

Desde 2017, o Projeto Brincar propõe a criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil e incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência. As ações do Brincar envolvem assessoria à gestão escolar, formação de educadores, acompanhamento pedagógico, produção de recursos pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às comunidades escolares.

Sair da versão mobile