O Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo pretende iluminar projetos em andamento que conectem a escola aos territórios da cidade por meio dos diversos saberes culturais.
O Prêmio é voltado a escolas e professores da rede pública municipal de São Paulo que podem se inscrever até 10 de dezembro de 2018 por este site do prêmio.
A iniciativa busca identificar e promover projetos realizados em parceria entre professores, gestores escolares, diferentes segmentos da escola (outros professores, estudantes, funcionários e famílias), e com as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral, integrada e integradora, e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.
Os projetos devem idealmente contemplar aspectos como:
- a integração entre escola e território;
- a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, incluindo as diversas culturas e fazeres artísticos produzidos por estudantes e pela comunidade;
- a colaboração de membros da escola e da comunidade;
- o protagonismo dos participantes;
- a interdisciplinaridade;
- a acessibilidade e a diversidade;
- a conexão do projeto com o currículo da escola;
- a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento;
- os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade;
- e o potencial multiplicador da metodologia utilizada
Até 10 projetos serão selecionados por um júri especializado. As escolas, o responsável e os co-realizadores do projeto serão premiados para auxiliar na continuidade do projeto.