“A quadra da escola é de quem quiser!” A frase que dá nome a um dos dez projetos prestigiados pelo Prêmio Territórios, antes de ser exclamativa, era uma dúvida comum entre as meninas da escola: “Por que os meninos não deixam a gente jogar?”
A partir desse incômodo, a professora Sueli Gramacho, da Emei Afonso Sardinha, da Vila Pirituba, na zona norte de São Paulo, decidiu mexer com os ânimos da criançada para refletir sobre a experiência de uso coletivo do espaço escolar. No vídeo produzido, as meninas se transformam em repórteres e começam a investigar a opinião de outros colegas sobre o uso da quadra.
“Todos os aprendizados serão levados para o mundo, para a vida adulta e para outros contextos sociais com um olhar mais sensível e humanizado, que respeita, que escuta o outro”, afirma a professora
A quadra é de todas e de todos
Falar, se posicionar e refletir eram os principais objetivos do projeto, de acordo com Sueli. E as alunas Yetundê e Lara, que participaram ativamente da experiência, provaram que, quando dada a oportunidade, as próprias crianças podem ser protagonistas da resolução de um problema identificado por elas.
Durante as entrevistas, enquanto algumas crianças – especialmente meninas – se sentiam prejudicadas por não ter espaço para usar a quadra, alguns meninos defendiam que jogar bola é “coisa de menino”, e as meninas deveriam “brincar de boneca”. Na hora dos jogos, o espaço delas seria como “líderes de torcida” ou “bandeirinhas”. Mas, será?
“Tudo o que foi desenvolvido com as crianças é reflexo da sociedade e do que ela pensa sobre a situação da mulher”, defende a professora Maria Farias.
Mas as meninas da Emei Afonso Sardinha rejeitaram os estereótipos de gênero e seguiram em frente com o desafio de conquistar um espaço na quadra da escola, que, afinal, é de todos e todas, como o próprio nome do projeto sugere.
Segundo as professoras, as crianças surpreenderam com o potencial de formular perguntas e fazer questionamentos. Não é à toa que a escola foi vencedora da 3ª edição do Prêmio Territórios, uma parceria do Instituto Tomie Ohtake com a Secretaria Municipal de Educação. As inscrições de 2019 para a 4ª edição do Prêmio Territórios podem ser feitas até o dia 16 de agosto.
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