Para 25% das crianças, o tema mais urgente no Brasil é violência

Estudo inédito lançado pelo Lunetas reúne opiniões de crianças sobre o que pensam e sentem em relação ao país

Da redação Publicado em 18.08.2022
Um grupo de crianças em roda se dão as mãos. Todos vestem roupas coloridas.
OUVIR

Resumo

Em estudo inédito, o Lunetas ouviu 40 crianças para conhecer o que elas pensam e sentem em relação ao país.

O que é urgente mudar no Brasil e o que um presidente poderia fazer para melhorar a vida das pessoas? A partir dessas perguntas, a iniciativa “Infâncias em foco: quem vota pelas crianças?”, do Lunetas, ouviu a opinião política de 40 crianças de diferentes regiões, perfis socioeconômicos, etnias, com e sem deficiências, entre 2 e 12 anos, sobre o que sentem e pensam em relação ao país.

Neste estudo, elas demonstram consciência política e muita opinião crítica ao considerarem “O que é urgente mudar no Brasil?”: 25% das crianças disseram que é acabar com a violência e o preconceito, 13% preservar a natureza e proteger os animais, e 10% acabar com a desigualdade e a fome. 

Ao serem questionadas sobre o que um presidente poderia fazer para melhorar a vida das pessoas, 35% das crianças disseram que deveriam ter mais auxílio com casa, comida e dinheiro, 25% melhorar a educação, 18% fomentar mais oportunidades no mercado de trabalho e 13% abaixar os preços dos produtos.

Confira o estudo completo realizado pelo Lunetas!

De modo geral, as crianças entrevistadas compartilham o desejo de ter um presidente que priorize o atendimento a dimensões básicas, como moradia, alimentação, saúde, educação, trabalho e renda. Também pedem que os governos se sensibilizem e criem medidas protetivas para as populações mais vulnerabilizadas e ouçam mais a população. A alta dos preços, a inflação, a preservação da natureza e a proteção dos animais estão também entre suas preocupações.

A pesquisa ainda perguntou às crianças “qual seria a primeira coisa que fariam se fosse presidente?”, “se uma criança governasse o Brasil, o que seria diferente?” e “como seria o presidente dos meus sonhos?”. 

Image

Rhalybe Aizann/Lunetas

Algumas das respostas das crianças entrevistadas para complementar a frase “O presidente dos meus sonhos seria alguém que…”

Para Bernardo, 12, o presidente dos seus sonhos seria “uma pessoa muito responsável, inteligente e que tem noção dos riscos e das consequências dos atos que vai tomar. Alguém que respeita todos os brasileiros, não rouba e é justo”. Você pode conferir o resultado com a opinião política de outras crianças brasileiras no vídeo a seguir:

* Com mais de 20 reportagens inéditas, a iniciativa “Infâncias em foco: quem vota pelas crianças?” traz conteúdos que abordam desde como os adultos podem falar sobre política com as crianças até a visão dos pequenos sobre o tema. Tem o apoio do Greenpeace, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Geledés Instituto da Mulher Negra, Instituto Rodrigo Mendes, Rede Nacional da Primeira Infância, Childhood, Centro de Referência em Educação Integral, United Way, Escola de Gente, Fundação José Luiz Egydio Setúbal e Instituto Alana.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS