Espetáculo ‘O Pequeno Príncipe Preto’ discute representatividade

O Pequeno Príncipe Preto discute o empoderamento e a autoestima de crianças e jovens negros que não se vêem representados na maioria dos livros e personagens

Da redação Publicado em 22.10.2018

Clássico da literatura mundial, “O Pequeno Príncipe” (Le Petit Prince, 1943), de autoria do escritor e ilustrador francês Antoine de Saint-Exupéry, ganhou uma releitura crítica pelas mãos do diretor Rodrigo França. “O Pequeno Príncipe Preto” será apresentado no Sesc Bom Retiro, nos dias 2, 3 e 4 de novembro (sexta, sábado e domingo), das 12h às 13h. Os ingressos custam de $ 5 a R$ 17. A classificação etária é livre, sendo que menores de 12 doze anos deverão estar acompanhados de um adulto responsável.

Interpretado pelo ator Junior Dantas, o principezinho da obra francesa aqui é um adolescente negro que percorre diversos planetas em busca de sua identidade e valorização de sua cultura. A troca de protagonismo de um menino branco para um negro propõe ao expectador refletir acerca da representação da cultura afro nos objetos culturais.

“O Pequeno Príncipe Preto” tem como objetivo estimular uma reflexão sobre a importância de empoderar crianças negras a partir de referenciais positivos, e ao mesmo tempo problematiza a falta de representatividade da pessoa negra nos livros, filmes e personagens do imaginário popopular artístico.

Cheio de musicalidade e brincadeiras, o espetáculo semeia a valorização da identidadade, diversidade, cultura, empatia e também do respeito pelo outro.

Erê Mostra de Teatro para a Molecada

“Bituca” integra a programação da “Erê – Mostra de Teatro para a Molecada, em cartaz no Sesc Bom Retiro.

Trata-se de uma mostra de teatro para a infância, onde são reunidas obras que abordam temas da negritude, nas quais a criança negra é protagonista ou como parte de suas histórias.

“Esta mostra de teatro para a molecada é um espaço para a representatividade e para que todas as crianças tenham contato com criações artísticas afrocentradas e antirracistas”, diz a descrição oficial do evento.

Saiba mais aqui.

Leia mais:

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS