Piscou, e o seu bebezinho já quase que dobrou de tamanho. E aquelas lindas roupas que você nunca usou não cabem mais. Ou, então, tem aquelas outras, que cabem, e você e ele adoram, mas que já estão muito velhinhas, ou manchadas. O que fazer? Confira cinco dicas para customizar roupinhas velhas, ou que não cabem mais, e dar novas vida à elas.
As dicas são da estilista e mãe Daniela Cabrera. Inspirada pela maternidade, ela abandonou a carreira promissora em uma grande marca do mercado para abrir um negócio próprio – a Letiti, marca de acessórios para bebê – e poder ficar mais pertinho da sua pequena, a Manuela, que tem um ano.
1. Cortar a gola das camisetas
Essa dica é boa para as camisetinhas que seu bebê ama, mas que já não passam mais nem pela cabecinha. A gola canoa é uma boa opção, bem simples de fazer. Usando lápis, trace a gola canoa de uma manga até a outra. Ao terminar o traço, estique bem a camiseta e veja se está tudo certo. Agora, é hora de cortar. Basta seguir o traço e ir com calma.
2. Fazer um Tie Dye
O tie dye ( amarrar e tingir, na tradução livre) é a cara do verão, divertido e alegre, ele pode ser a saída para aquela peça machada que está esquecida no fundo da gaveta. O ideal é fazer em peças 100% de algodão. Você vai precisar também de tinta para tecido, um recipiente para colocar as tintas, água morna (aproximadamente 200 ml) e uma colher de sal.
Para fazer, pegue a roupinha escolhida e amarre com o barbante ou elástico no formato que achar melhor (listras, espiral, etc). Em seguida, misture a água morna, o sal e a tinta para tecido, não economize na tinta porque depois ela vai desbotar um pouco. O sal é importante pois vai impedir que a roupinha fique soltando tinta depois.
Mergulhe a peça na água e deixe agir de acordo com o tempo estipulado pelo rótulo do da tinta, em média 10 minutos. Depois é só enxaguar, torcer e esperar secar e pronto! Use sua criatividade para fazer os desenhos com o elástico 😉
3. Colocar manguinhas de crochê nas blusinhas
Que tal dar uma cara nova às velhas blusinhas da sua bebê? O truque é investir nas manguinhas de crochê. Além de dar um ar romântico ao visual, o crochê pode ser costurado em diversos tipos de tecido e em pouco tempo você tem uma peça novinha 😉
4. Desenhos com caneta para tecido
Essa dica também é simples, mas vale ouro. Frases, desenhos, formas geométricas, mãozinhas e tudo mais que a sua criatividade mandar! A dica da Daniela Cabrera é investir nas cores. Misture cores e formas sem medo. Uma boa ideia também é deixar seu filho fazer o desenho na camiseta, você pode se surpreender com a veia artística do pequeno.
5. Cortar a parte de baixo dos bodys e macacões
Sem dúvida, essas são as peças de roupas que as crianças mais usam e também as que eles perdem mais rápido! O body pode virar uma camiseta e os macacões podem deixar as perninhas de fora. Atenção, se a peça nunca foi usada, lave primeiro, assim se ela encolher, você pode fazer o corte considerando o tamanho real.