Uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) mostra a dura realidade de meninas no mundo todo. Garotas entre cinco e 14 anos passam cerca de 550 milhões de horas fazendo tarefas domésticas – 160 ou 40% de tempo milhões de horas a mais do que meninos da mesma idade.
O relatório “Harnessing the Power of Data for Girls“, mostra ainda que entre os cinco e os nove anos, as meninas passam cerca de quatro horas semanais fazendo tarefas relacionadas ao lar. Esse número aumenta e chega a nove horas semanais quando elas crescem e atingem idades entre dez e 14 anos. Em países como Etiópia, Somália e Ruanda, o índice pode chegar a duas horas diárias.
O órgão das Nações Unidas aponta ainda que 90% das meninas hoje vivem em países subdesenvolvidos, onde as tarefas domésticas fazem parte de rotina. Muitas vezes, responsabilidades de adultos, como o cuidado de outros membros da família, incluindo outras crianças, são impostas às garotas. O tempo gasto em tarefas limita as possibilidades de brincar, socializar com amigos, estudar e, tão somente, ser criança. Em alguns países, a coleta de água e lenha coloca as meninas sob risco de violência sexual.