‘Fridaranha’: e se o Homem Aranha e a Frida Kahlo fossem um só?

Apaixonada pela Frida Kahlo e também pelo Homem Aranha, Maitê, 5, resolveu misturar os dois no tema de sua festa

Mayara Penina Publicado em 11.07.2017

Resumo

Moradora de Macaé, no Rio de Janeiro, a pequena Maitê, de cinco anos, escolheu comemorar seu aniversário misturando seus dois personagens favoritos: Frida Kahlo e Homem Aranha. Surgiu assim a festa temática "Fridaranha'.

Lá em Macaé, cidade do interior do Rio de Janeiro, vive a pequena Maitê, de cinco anos, com sua família. Em entrevista ao Lunetas, sua mãe Raquel Petersen, contou que a pequena ama o personagem Homem Aranha, e também a artista Frida Kahlo, e por isso escolheu este como tema da sua festa: ‘Fridaranha’.

“Queria misturar os dois, podia ir com a roupa dos dois”, justificou Maitê para convencer a mãe”

“Eu sempre tive cuidado com a apresentação de personagens de desenhos, porque acredito que eles sejam um gancho para um consumismo desenfreado. Eu não queria apresentar nada para ela que pudesse virar aquele discurso de ‘quero mochila, quero estojo, quero camisa, quero quero quero’. Aí ela foi pra escola com três anos e meio e teve contato com todos esses super heróis e desenhos da moda, e eu vi que é muito fácil criar um filho numa bolha e que na prática as coisas são diferentes”, conta a mãe.

Depois de conhecer o Homem Aranha, Maitê começou a se imaginar sempre muito forte toda vez que ela sentia medo. Já a influência da pintora mexicana Frida Kahlo veio depois do contato com sua biografia, na Coleção Antiprincesas.

“Ela ficou apaixonada pela história, principalmente com a parte do acidente. Hoje, quando vê um acidente, ela lembra da Frida e de como é importante usar cinto de segurança”

O convite da festa pedia que as crianças fossem vestidas com uma mistura de herói com artista. “Então foi muito maneiro! Muita gente aderiu! A irmã da Maitê foi de Mulher Maravilha com Salvador Dalí, tivemos também o Darth Vader e o Batman com o Dali. Tivemos o Batman com o Harry Potter, porque ele acreditava que o Harry Potter era muito importante para a história”, relembra Raquel. A festa foi decorada pela Decor Dreams.

Para a família de Maitê a imaginação e fantasia são muito importantes. “A gente aqui em casa estimula muito que ela conheça pessoas reais, que realizaram coisas maravilhosas, que deixaram um legado incrível para a sociedade, principalmente mulheres fortes. Porém, também amamos uma fantasia, conversar sobre trolls, fadas, piratas”, explica.

Fridaranha para meninas e meninos

“O principal para nós é que ela entenda que não existe essa isso de ‘menino e menina’, que ela pode misturar os dois mundos e até criar o próprio mundo da Maitê”

“Então a gente nunca minou nenhuma brincadeira dela, nunca dizemos que ela não pode fazer algo por ser menina. A partir do momento que você cerceia a autonomia e criatividade da criança por conta ‘do que seria certo para combater estereótipo de gênero’, você entra no modo errado de se combater isso, impondo a criança que performe um outro jeito de ser”, defende a mãe.

Veja as fotos e inspire-se!

Image

Chaynala Rebecca Moret Negreiros

A família reunida para assoprar as velinhas da 'Fridaranha'.

Image

Chaynala Rebecca Moret Negreiros

Os detalhes da mesa faziam alusão aos dois personagens.

Image

Chaynala Rebecca Moret Negreiros

O bolo de Maitê, ao lado do mascote da "Fridaranha", criado especialmente para a festa.

Image

Chaynala Rebecca Moret Negreiros

Até os convidados foram vestidos "misturados". Esse aqui é Batman Harry Potter.

Image

Chaynala Rebecca Moret Negreiros

Maitê, feliz da vida com seu figurino inventado.

Image

Chaynala Rebecca Moret Negreiros

Em diversão de criança, vale tudo, até misturar Frida Kahlo com Homem Aranha.

O Lunetas contou a história de outras festas divertidas

 

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS