Lunetas Correspondentes 2ª edição: novos olhares para as crianças

Veja detalhes sobre o que rolou no primeiro ano do projeto e os próximos passos

Da redação Publicado em 11.04.2022
Lunetas Correspondentes segunda edição. Fotomontagem com cinco crianças. A imagem está em preto e branco e possui intervenções de rabiscos coloridos.
OUVIR

Resumo

Múltiplos olhares para múltiplas infâncias: assim se constrói o Lunetas Correspondentes, com jornalistas de todo o Brasil contando histórias sobre as diversas crianças do país.

Conhecer crianças do norte ao sul do Brasil é um dos principais desafios quando falamos de construir múltiplos olhares sobre as múltiplas infâncias. Estreando em 2021, o projeto Lunetas Correspondentes surgiu para expandir ainda mais os horizontes de atuação do portal sobre as diversas infâncias que compõem o país, trazendo para perto uma rede de jornalistas dedicada a contar as histórias sobre as crianças de cada região. Agora, no Lunetas Correspondentes segunda edição, mais infâncias poderão ser olhadas de perto e com o devido respeito aos seus direitos.

Da lenda da mandioca na Amazônia à influência da música sertaneja no centro-oeste; da mineração na Bahia à vida rural infantil no extremo sul do país, todas as infâncias do país têm particularidades e potencialidades. Dos 37 conteúdos produzidos em 2021, você pode conferir alguns a seguir:

O correspondente do Lunetas sugere pautas considerando a identidade de seu Estado, produz reportagens com discussões relevantes sobre a infância, se relaciona com uma rede diversa de fontes e, principalmente, conta histórias com uma abordagem única, aprofundada e acolhedora. Enquanto Edvan Lessa destaca o projeto como um capítulo muito especial da sua trajetória jornalística, Célia Fernanda comenta a oportunidade de reportar realidades de crianças e chamar a atenção da sociedade para suas questões:

“Mostrar essa pluralidade cultural e apontar temas importantes como as causas indígenas e ribeirinhas em um portal de grande alcance é também uma responsabilidade como cidadã”

Mais de 1,5 milhão de pessoas foram impactadas pelos conteúdos nas plataformas do Portal. No Instagram, foram mais de 536 mil pessoas alcançadas, além de 19 mil curtidas nas postagens e 2.638 compartilhamentos; já no Facebook, tivemos um alcance de quase 1 milhão de pessoas. Ao todo, foram mais de 58 mil curtidas e reações, e 5 mil compartilhamentos.

Fonte: Google Analytics, período 2021

O projeto Lunetas Correspondentes 2ª edição segue com os seguintes jornalistas: Angélica Weise, Célia Fernanda, Edvan Lessa, Élida Cristo, Géssika Costa e Juliana Zanlorenzi.

Veja todas as reportagens produzidas por essa rede de jornalistas na seção dedicada do Lunetas Correspondentes no portal.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS