Ícone do sitePortal Lunetas

6 lugares que acolhem famílias de crianças vítimas de abusos

Foto de um corpo de adulto de perfil em que se vê que está num grupo com outras pessoas sentadas em roda, mas só aparecem um destaque para suas mãos apoiadas nas pernas

A cada ano, são 500 mil crianças abusadas sexualmente no Brasil. Mais da metade tem menos de cinco anos. Isso corresponde a três meninos ou meninas abusadas a cada hora do dia. Na maioria dos casos, a violência ocorre dentro de casa.

Apesar do acolhimento às vítimas ser prioridade, quando um caso é descoberto, toda a dinâmica familiar é afetada, principalmente as mães. Diante de um conflito intrafamiliar – quando o abusador é um membro da famíliatomar a melhor decisão para proteger o filho não é tão simples.

Em uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), elas relatam “tristeza, vergonha, falta de proteção e apoio, medo e preocupação” como os principais sentimentos que carregam.

Número de crianças abusadas

O Disque 100 recebeu 17,5 mil denúncias de abusos contra crianças nos primeiros meses de 2023. Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, mais de 9 mil casos foram registrados. Além disso, ano passado, ocorreram 18 mil estupros contra crianças de zero a 13 anos.

Então, como garantir um acompanhamento adequado e especializado após a denúncia?

 

Conheça 6 espaços que acolhem familiares de crianças abusadas:

Minas Gerais

São Paulo

Espírito Santo

Bahia

Distrito Federal

Leia mais

Sair da versão mobile