Com o objetivo de proporcionar o acesso de crianças com deficiência à literatura, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças, está lançando o “Diversos – Livros acessíveis e inclusivos”.
No site, estão disponíveis 13 obras literárias com recursos de acessibilidade que adequam a linguagem, o conteúdo e a forma das histórias para ampliar a compreensão de todas as pessoas. Entre os recursos oferecidos, há tradução e interpretação em Libras, legenda, áudio, narração e texto em português, audiodescrição, animação das imagens, leitura simples e fácil. Para acessar os livros gratuitamente, basta preencher um cadastro aqui.
Lista completa de livros acessíveis e inclusivos
- “Uma nova amiga”, de Lia Crespo
- “Serei sereia?”, de Kely de Castro
- “O discurso do urso”, de Julio Cortázar
- “O menino no espelho”, de Fernando Sabino
- “A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga
- “Frritt Flacc”, de Júlio Verne
- “Bem do seu tamanho,” de Ana Maria Machado
- “Sei por ouvir dizer”, de Bartolomeu Campos de Queirós e Suppa
- “Volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne
- “Peter Pan”, de J. M. Barrie
- “As cores no mundo de Lúcia”, de Jorge Fernando dos Santos
- “O menino azul”, de Cecília Meireles e Lúcia Hiratsuka
- “Kafka e a boneca viajante”, de Jordi Sierra I. Fabra
Inclusão na literatura
Ao produzir e difundir livros nos mais variados formatos, a iniciativa introduz a questão da acessibilidade e inclusão, além de contribuir com a equiparação de oportunidades e o fortalecimento de políticas, programas e projetos relativos aos direitos das pessoas com deficiência. Também prevê a realização de oficinas de formação e sensibilização de profissionais da educação, cultura, assistência social, bibliotecários, mediadores de leitura e outros profissionais interessados em práticas acessíveis e inclusivas voltadas à leitura.