Que o brincar é muito importante para o desenvolvimento na infância a maioria das pessoas já sabe. Porém, é justamente por ser tão importante que o tema acaba despertando dúvidas entre pais e mães: “O que devo fazer para meu filho brincar melhor?”, “Quais as melhores brincadeiras?”, “Meu filho está brincando ‘certo’?”.
A brincadeira é a linguagem da criança, uma forma de expressão, mas também uma ferramenta de aprendizado. Não existe brincar “certo” ou “errado”.
O ideal é criar condições para que a criança brinque livremente e alcance todo o seu potencial de expressão
Uma dica para quem deseja se aprofundar no tema e entender de quais formas a brincadeira está ligada com a educação e o aprendizado, é o livro, que pode ser baixado gratuitamente, desenvolvidos pelo projeto “Território do Brincar”.
Para o projeto, o casal de documentaristas Renata Meirelles e David Reeks percorreu o Brasil visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, litorâneas, grandes metrópoles e sertões em busca de registros sobre como as crianças brincam. O livro do Território do Brincar é uma coletânea de artigos de educadores e especialistas compartilhando reflexões e aprendizados a partir dessa experiência. Ambos são um convite para aprofundar o olhar sobre a infância e o brincar.
Boa leitura!