Quais critérios levar em consideração na hora de escolher um livro para as crianças? O que ler em cada idade? O que é afinal um livro de qualidade? Para ajudar mães, pais, professores, mediadores de leitura e demais pessoas que convivem com crianças nessas e outras tantas interrogações, nosso parceiro A Taba criou o “Guia de indicações literárias” para 2019.
Sobre o “Guia de indicações literárias”
A publicação reúne mais de 200 obras direcionadas ao público infantil e infantojuvenil. O material é assinado pela equipe A Taba, formada por profissionais especializados em literatura, educação e mediação de leitura, como a idealizadora Denise Guilherme, mestre em Educação e formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura para Fundação Victor Civita e Instituto Natura.
O material está disponível no site d’A Taba e pode ser baixado gratuitamente. Para contemplar todos que acessarem o material em busca de dicas de como ler com sua criança, o material resolve a questão da classificação etária dos livros em níveis de leitura. As indicações estão divididas por faixa de leitura, conforme já estabelecido pelo serviço de assinatura, que mensalmente envia livros para todo o Brasil. São eles:
- Livros para bebês – Livros ideais para crianças que estão no berçário ou na Educação Infantil
- Livros para leitores iniciantes – Livros para crianças que estão na Educação Infantil e também para aquelas que estão nos primeiros anos do Ensino Fundamental
- Livros para leitores autônomos – Livros para crianças que estão no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental
- Livros para leitores experientes – Livros para crianças que estão no quarto e quinto ano do Ensino Fundamental
A curadoria das obras
“Todos os anos, gestores, coordenadores e professores têm o desafio de escolher as melhores obras disponíveis para realizar o trabalho com a leitura literária na escola. Uma tarefa difícil já que o acesso a bibliotecas e livrarias não é tão simples e, muitas vezes, educadores não possuem tempo e nem se sentem seguros para escolher, dentre os tantos livros disponíveis, quais os melhores para o trabalho com a leitura”, diz a apresentação do material.
“Você vai encontrar livros de diferentes editoras, autores, ilustradores, projetos gráficos, gêneros e temáticas, que irão contribuir para a ampliação de repertório”, diz o texto do guia.
Cada livro indicado vem acompanhado de uma pequena resenha assinada pela A Taba. Dentre eles, estão clássicos que atravessam gerações encantando os leitores, como “Peter Pan”, de J.M. Barrie (aqui apresentado na edição da Pequena Zahar), contemporâneos e lançamentos, como “Olavo”, de Odilon Moraes (Jujuba Editora, 2018), “Dois meninos de Kakuma”, de Marie Ange Bordas (Pulo do Gato, 2018) e “Monstros”, de Alice Hoogstad (Amelí, 2018), além de livros nacionais que fazem parte de memória da literatura infantojuvenil brasileira, como “Corda Bamba”, de Lygia Bojunga.
Conheça o “Guia de indicações literárias” da A Taba.
*A ilustração em destaque nesta matéria faz parte do livro “Eloísa e os bichos”, de Jairo Buitrago e Rafael Yockteng (Pulo do Gato, 2013).
Leia mais
O que ler em cada idade?
Quando o assunto é literatura ou qualquer outra produção artística para crianças, aqui no Lunetas, costumamos dizer que boas histórias agradam pessoas com todas as idades, de zero a cem anos.
Porém, vale sempre observar algumas questões antes de apresentar uma obra a uma criança. Qual a relação dela com a leitura? Há familiaridade com o livro? A leitura é mediada ou a criança já lê por conta própria? E o tema do livro, desperta interesse na criança? Todos esses pontos dão pistas de sua relação com a literatura, e ajudam a selecionar os livros, mais do que somente padrões etários pré-determinados isoladamente.
Assim, somente a idade da criança não determina quais livros ela pode ou quer ler. Além disso, os fatores mencionados acima na hora da seleção podem influenciar na boa experiência da criança ou jovem com o livro, a fim de não sobrecarregá-lo com leituras avançadas para o seu contexto e condição, ou então entediá-la com histórias que ficam aquém do seu desejo por ler e descobrir histórias.