Carregando...

Vêm aí as duas últimas edições do ano da Formação Paulo Freire

  • Formação de Educadores Populares Paulo Freire

  • Instituto de Cinema

    Rua Teodoro Sampaio, 1121, Pinheiros, São Paulo (SP) - Ver Mapa

  • R$ 150

  • Saiba mais
Paulo Freire

Umas das agendas que mais fazem sucesso no Lunetas – entra ano e sai ano – é a Formação de Educadores Populares Paulo Freire, realizado no Instituto de Cinema, na zona oeste de São Paulo. Então, neste fim de fano, temos uma boa notícia: o curso terá mais duas edições ainda em 2018.

A primeira será nos dias 8 e 9 de dezembro e a segunda nos dias 15 e 16 de dezembro (sábado e domingo), ambas no mesmo local, das 9h às 18h. O valor de investimento nas aulas é de R$ 150. As inscrições são limitadas. Clique aqui para se inscrever na primeira data, e aqui para participar da segunda.

Educadores, pedagogos e demais pessoas interessadas em educação e, mais especificamente, na Pedagogia Paulo Freire, que desejam aprofundar esse conhecimento ou mesmo ter um primeiro contato com as ideias do pensador, eis uma ótima oportunidade.

O curso é voltado tanto para professores da rede pública de ensino quanto da privada, bem como para estudantes interessados em educação popular

Cartaz de divulgação da Formação de Educadores Populares Paulo Freire.
Divulgação

A vivência das práticas pedagógicas de Paulo Freire servirá como base de desenvolvimento do curso.

Confira o conteúdo programático do curso:

  • Paulo Freire, vida e obra

Conteúdos: Dados biográficos da vida de Paulo Freire; Contexto histórico do surgimento da Pedagogia do Oprimido; Bases ideológicas gerais que servem de pressuposto para a teoria freiriana; Educação como Prática de liberdade e seu contexto na pedagogia freiriana

  • Introdução à Filosofia de Paulo Freire I – Fundamentos Teóricos e Filosóficos: Justificativa da Pedagogia do Oprimido

Conteúdos: Justificativa histórica, política e social para o surgimento da obra ¨Pedagogia do Oprimido¨; Análise pormenorizada do que leva Freire a justificar a sua pedagogia; Existencialismo e pedagogia: Dialética Senhor e Escravo hegeliana como sustentação da oposição Opressores X Oprimidos; Paulo Freire e o marxismo.

  • Concepções de Educação – Crítica à educação Bancária: Formulação da Práxis Dialética Libertadora e seus pressupostos

Análise das Concepções contemporâneas de Educação; O Papel da Educação na Transformação Social; Sentido dos conceitos de Intencionalidade e Conscientização em Paulo Freire; Educação Como Prática de Liberdade

  • Educação Popular na atualidade.

Conteúdos: História da educação popular; construção coletiva de um conceito de educação popular, fundamentado nas reflexões anteriores; Educação de adultos, educação não-formal e educação popular. Educação popular na escola.

O que é educação popular?

A educação popular na perspectiva de Paulo Freire compreende uma prática educativa libertadora e emancipatória onde os seres humanos aprendem uns com os outros em um constante processo de observação crítica sobre a realidade em que estão imersos. Tal processo se desenvolve mediante o respeito ao outro no diálogo constante, a assunção de nossa identidade cultural e a tomada de consciência coletiva acerca das práticas sociais que nos fazem seres humanos.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”

Esta talvez seja uma das frases de Paulo Freire que melhor traduza o seu pensamento e a natureza da Pedagogia que lutou para implantar: a educação deve ser a mola propulsora para a transformação social.

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp