Para a fonoaudióloga Camila Pellogia, alterações de fala e linguagem nos primeiros anos de vida podem trazer problemas maiores no futuro
O fonoaudiólogo é um profissional que vai prevenir, diagnosticar e tratar problemas de comunicação oral, com comunicação escrita, voz, audição e equilíbrio.
A pronúncia das primeiras palavras e o desenvolvimento da fala da criança é um dos momentos mais esperados pelos pais. E, em alguns casos, é também motivo de ansiedade e dúvidas.
Exatamente por isso que nosso parceiro, o canal Criar e Crescer decidiu dedicar um episódio para este assunto. A fonoaudióloga Camila Pellogia deu dicas e orientações para facilitar o entendimento sobre procurar ou não essa especialidade.
“Uma dúvida muito grande dos pais hoje em dia é como saber se o filho precisa ou não de fono. Então, primeiro a gente precisa entender o que é isso. O fonoaudiólogo é um profissional que vai prevenir, diagnosticar e tratar problemas de comunicação oral, problemas com comunicação escrita, voz, audição e equilíbrio”.
Ela diz que o primeiro passo é estar atento e observar se a criança tem alguma alteração em uma dessas áreas. Geralmente o que mais preocupa os pais são alterações de fala e linguagem.
Mas esse exercício de observação também precisa considerar em qual fase de desenvolvimento a criança está. Existem parâmetros para cada etapa e, com essa avaliação, o profissional vai perceber se a criança está adequada ou não e se será preciso uma terapia, uma intervenção precoce ou estimulação.
“A gente escuta muito as pessoas falarem ‘ah, espera’, ‘ah, isso vai passar’. Mas tem que pensar que essas alterações de fala e linguagem nos primeiros anos de vida podem trazer problemas maiores no futuro, problemas de aprendizado”, explica Camila.
“Se os pais não levam a criança para uma avaliação, um atendimento, podem perder o tempo certo de fazer uma intervenção. E ai fica muito mais difícil o tratamento”