Tecido de algodão, feltro, linha de costura, agulha, botões, cola, entre outros materiais, nas mãos de um grupo que reúne amigas, primas, irmãs, mães e filhas de Belo Horizonte, dão vida a lindas e coloridas bonecas de pano que, depois de prontas, são levadas para meninos e meninas atendidas por instituições de Belo Horizonte e região metropolitana.
Em julho de 2016, desempregada e desejando ocupar seu tempo livre, Michelle Rossi começou a procurar algum trabalho manual que pudesse fazer. “Achei então o molde de uma boneca de pano, tinha alguns materiais em casa, assim me dispus a aprender, e nasceu a primeira”, lembrou a idealizadora do projeto e líder do grupo intitulado de “Mutirão do Bem”.
Ainda segundo Michelle, inspirada por uma reportagem que contou a história de uma senhora que fazia bonecas e as doava para crianças em tratamento contra o câncer, não pensou duas vezes em aproveitar o tempo livre para seguir o exemplo e levar alegria ao próximo.
As primeiras doações vieram das redes sociais, como explica Rossi. “Fiz uma postagem no Facebook explicando a ideia e pedindo doação de materiais que pudessem ser úteis para a confecção das bonecas, tecidos, retalhos, fitas, novelos de lã, etc”, conta. “Vários amigos colaboraram com doações e até com trabalho, e tive que organizar um encontro na minha casa”, lembra Michelle, que ainda conseguiu levar a mãe e a irmã para o grupo.
“Fazer o bem é algo mágico, e pode acreditar, o universo conspira a favor sim. De repente tudo começou a fluir, conseguimos diversas doações, ficamos tão empolgadas que nós mesmas compramos muitos materiais”, comentou Juliana Rossi, irmã de Michelle.
“Nunca havia costurado, pegado em uma agulha, e mesmo não tendo grandes habilidades manuais, quando vi a postagem da Michelle pedindo a colaboração para doar retalhos de panos, e quem pudesse abraçar a causa, eu simplesmente achei a ideia maravilhosa”, relata Elizângela, uma das “Fazedeiras de Bonecas”.
A expectativa é fazer este ano aproximadamente cem bonecas para serem entregues no Natal. Para isso, o grupo conta com materiais que são comprados por elas ou doados por outros amigos e parceiros. Cada boneca tem o custo de aproximadamente R$ 30.
Atualmente a equipe conta com 11 colaboradoras assíduas, que se reúnem uma vez por mês para a confecção dos brinquedos. Só no ano passado foram feitas 60 bonecas de pano e distribuídas para duas instituições diferentes.
Para contribuir com as Fazedeiras de Bonecas é só entrar em contato com a Michelle Rossi no número de telefone (31) 98011-6799 – Whatsapp ou pelo e-mail michelle82rossi@gmail.com