Ícone do sitePortal Lunetas

Fazedeiras de boneca: amigas costuram bonecas de pano para doação

Bonecas de pano em prateleiras

Tecido de algodão, feltro, linha de costura, agulha, botões, cola, entre outros materiais, nas mãos de um grupo que reúne amigas, primas, irmãs, mães e filhas de Belo Horizonte, dão vida a lindas e coloridas bonecas de pano que, depois de prontas, são levadas para meninos e meninas atendidas por instituições de Belo Horizonte e região metropolitana.

Em julho de 2016, desempregada e desejando ocupar seu tempo livre, Michelle Rossi começou a procurar algum trabalho manual que pudesse fazer. “Achei então o molde de uma boneca de pano, tinha alguns materiais em casa, assim me dispus a aprender, e nasceu a primeira”, lembrou a idealizadora do projeto e líder do grupo intitulado de “Mutirão do Bem”.

Ainda segundo Michelle, inspirada por uma reportagem que contou a história de uma senhora que fazia bonecas e as doava para crianças em tratamento contra o câncer, não pensou duas vezes em aproveitar o tempo livre para seguir o exemplo e levar alegria ao próximo.

O pano permite um aconchego, uma troca calórica e uma elaboração de detalhes que as outras bonecas mais rudimentares não permitem.

Quando adultos constroem brinquedos para as crianças eles mostram que o mundo ainda pode ser inventado.

A boneca é importante porque é a linguagem da criança.

A boneca é uma expressão da linguagem, é uma maneira de expressar simbolicamente aquilo que nos cerca

As primeiras doações vieram das redes sociais, como explica Rossi. “Fiz uma postagem no Facebook explicando a ideia e pedindo doação de materiais que pudessem ser úteis para a confecção das bonecas, tecidos, retalhos, fitas, novelos de lã, etc”, conta. “Vários amigos colaboraram com doações e até com trabalho, e tive que organizar um encontro na minha casa”, lembra Michelle, que ainda conseguiu levar a mãe e a irmã para o grupo.

“Fazer o bem é algo mágico, e pode acreditar, o universo conspira a favor sim. De repente tudo começou a fluir, conseguimos diversas doações, ficamos tão empolgadas que nós mesmas compramos muitos materiais”, comentou Juliana Rossi, irmã de Michelle.

“Nunca havia costurado, pegado em uma agulha, e mesmo não tendo grandes habilidades manuais, quando vi a postagem da Michelle pedindo a colaboração para doar retalhos de panos, e quem pudesse abraçar a causa, eu simplesmente achei a ideia maravilhosa”, relata Elizângela, uma das “Fazedeiras de Bonecas”.

A expectativa é fazer este ano aproximadamente cem bonecas para serem entregues no Natal. Para isso, o grupo conta com materiais que são comprados por elas ou doados por outros amigos e parceiros. Cada boneca tem o custo de aproximadamente R$ 30.

Atualmente a equipe conta com 11 colaboradoras assíduas, que se reúnem uma vez por mês para a confecção dos brinquedos. Só no ano passado foram feitas 60 bonecas de pano e distribuídas para duas instituições diferentes.

Para contribuir com as Fazedeiras de Bonecas é só entrar em contato com a Michelle Rossi no número de telefone (31) 98011-6799 – Whatsapp ou pelo e-mail michelle82rossi@gmail.com

Sair da versão mobile