O babador estilo bandana faz sucesso entre as mães. Prático e fácil de colocar, o acessório é muito útil na hora de alimentar os pequenos.
Dos mais variados modelos, tecidos e com mil utilidades extras como bolsinhos, botões e penduricalhos, o babador bandana é um item indispensável no guarda-roupa dos bebês. Mas legal mesmo é saber fazer o seu próprio, com o estilo do seu pequeno e a utilidade que você procura. E melhor: gastando o mínimo possível.
Para aprender a fazer, confira essa dica de molde do blog Costurinha. Dá para fazer o download do molde e decorar o passo a passo do tutorial. Depois de aprender a base, é só variar nas cores e soltar a criatividade para criar modelos personalizados, com retalhos ou reutilizando peças de roupas antigas.
Ou ainda criar modelos lúdicos para a diversão dos pequenos, de animais e personagens, como estes.
O Molde – Materiais
Para este projeto você precisará de 2 folhas A4
Se tiver alguma dúvida sobre como imprimir dê uma olhada neste post. Não aplique nenhuma escala na impressão, o molde já está no tamanho real.
- tecido de algodão (tricoline)
- tecido atoalhado ou de fralda para o forro
- linha comum de costura
- botões de pressão
* lave, seque e passe os tecidos antes de usar – o atoalhado e a fralda encolhem bastante
O corte
Corte o molde 1 vez no tecido e 1 vez no forro, de acordo com o diagrama. O molde é de metade da peça, então posicione-o na dobra do tecido para ter a peça inteira.
A montagem do babador é bem simples.
A costura
1. Junte as duas partes – tecido estampado e forro – com os direitos dos tecidos juntos (para dentro). Prenda com alfinetes.
2. Costure unindo as duas peças com uma margem de 1 cm. Deixe cerca de 3 cm sem costurar, preferencialmente na borda superior perto das alças (parte que ficará menos visível).
3. Vire o babador para o lado direito através da abertura deixada no passo anterior. Acerte as curvas com os dedos. Passe com o ferro, acertando as curvas e assentando bem o tecido. Aproveite para marcar a margem de costura para dentro da abertura.
4. Costure/pesponte rente à borda por toda a volta, para dar acabamento e também para fechar a abertura.
5. Aplique os botões de pressão.
*Dica do Costurinha
Não tente domar o tecido de fralda. Sua trama é muito aberta, então não estique demais ou ele ficará distorcido. Se tiver dificuldade, tente cortar um pouco maior que o molde e baseie sua margem de costura pela parte em tricoline (que é mais estável).
Para o pesponto, use um pé que ajuda a manter constante a distância da borda. O nome em inglês é “edge joining/stitch“. Ele tem um lâmina usada como guia da costura. Não é essencial de maneira alguma, dá pra fazer com o pé normal da máquina, mas tenho usado em muitos projetos, principalmente para pespontos decorativos e o resultado costuma ser ótimo.
Nos botões de pressão, preste muita atenção na posição que eles devem estar. A peça “macho” deve ficar voltada para baixo (avesso) e a “fêmea” para cima (para o direito). Coloquei dois botões “fêmea” para poder regular a largura. Antes de pregar os botões faça alguns testes em retalhos, pois dá para se confundir facilmente. Se você não tem o balancim para pregar os botões, pode levar em um armarinho que preste este serviço, quase todos fazem.