Com o audiovisual cada vez mais presente em práticas pedagógicas, a plataforma Ecofalante Play chega no mundo virtual com acervo contendo mais de 130 filmes nacionais e internacionais. Mediante cadastro gratuito para professores e instituições de ensino, as obras disponíveis no acervo abordam temas voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade, como geração de energia, emergência climática e preservação.
Desenvolvida como extensão do Programa Ecofalante Universidades, no contexto da pandemia, a proposta da plataforma é levantar discussões sobre a realidade brasileira e mundial, tomando como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre os filmes disponíveis, alguns destaques são “A Grande Ceia Quilombola” (2017, de Ana Stela Cunha & Rodrigo Sena), uma narrativa sobre o Quilombo de Damásio, localizado em Guimarães/MA; “A Arca dos Zo’e” (1993, de Dominique Gallois, Vincent Carelli), um curta que relata trocas culturais entre indígenas Zo’e e Waiãpi; e “Obrigado, Chuva” (2017, de Julia Dahr), com o registro de um agricultor queniano sobre as mudanças climáticas em sua terra.
Para agendar uma sessão de filmes na plataforma, é obrigatório ser professor ou administrador de organizações educacionais. Caso seja manifestado interesse pela plataforma por professor não vinculado à instituição de ensino, o cadastro será colocado em análise para compreensão dos fins que o educador deseja com o serviço.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pelas Nações Unidas e assinado por 193 países para o cumprimento da Agenda 2030, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.