Ícone do sitePortal Lunetas

Material gratuito reúne mais de 270 dicas de livros infantis

Imagem de uma menina sentada em uma biblioteca com um livro infantil sobre a mesa

Selecionar livros infantis pode ser uma porta de entrada para o universo literário não só para elas, mas também para os próprios adultos, que passam a ampliar seu repertório e acabam ressignificando o entendimento do que é uma boa literatura voltada para crianças e jovens. Pensando nisso, nosso parceiro A Taba lançou o “Guia de indicações literárias“, com o intuito de dar dicas de livros infantis, para auxiliar mães, pais, educadores e mediadores de leitura na hora de escolher as obras que serão lidas com os pequenos.

Agora, a plataforma lança a edição 2020 deste material. Ao todo, são mais de 270 dicas de livros infantis, escolhidos por profissionais especializados em literatura, mediação de leitura e educação. Gratuito, o material reúne as obras de acordo com o nível de leitura da criança (bebês, iniciantes, autônomos e experientes).

Todos os livros vêm acompanhados de uma resenha com informações sobre o gênero e a modalidade de leitura. “O Guia foi pensado para que pais e educadores possam conhecer e acessar algumas das melhores obras disponíveis no mercado, de uma maneira fácil, clara e objetiva”, afirma Denise Guilherme, idealizadora da A Taba.

Para fazer download do material, que está disponível em pdf no site do projeto, basta preencher um pequeno formulário. Clique aqui para baixar o seu.

O que ler em cada idade?
Quando o assunto é literatura ou qualquer outra produção artística para crianças, aqui no Lunetas, costumamos dizer que boas histórias agradam pessoas com todas as idades, de zero a cem anos.

Porém, vale sempre observar algumas questões antes de apresentar uma obra a uma criança. Qual a relação dela com a leitura? Há familiaridade com o livro? A leitura é mediada ou a criança já lê por conta própria? E o tema do livro, desperta interesse na criança? Todos esses pontos dão pistas de sua relação com a literatura, e ajudam a selecionar os livros, mais do que somente padrões etários pré-determinados isoladamente.

Assim, somente a idade da criança não determina quais livros ela pode ou quer ler. Além disso, os fatores mencionados acima na hora da seleção podem influenciar na boa experiência da criança ou jovem com o livro, a fim de não sobrecarregá-lo com leituras avançadas para o seu contexto e condição, ou então entediá-la com histórias que ficam aquém do seu desejo por ler e descobrir histórias.

Leia mais

Sair da versão mobile