Carregando...

Capoeira, samba e frevo para curtir o Dia das Crianças em família

  • Cultura na praça
    9h às 17h30

  • Praça Rosa Alves da Silva - Vila Mariana

    Rua Machado de Assis, Vila Mariana, São Paulo - Ver Mapa

  • Gratuito

cultura-na-praça Júlio Tenório
  • Publicado em: 02.10.2019
da Redação

No dia 12 de outubro, sábado, das 9h às 17h30 na Praça Rosa Alves da Silva, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, crianças e adultos poderão participar livremente de oficinas e brincadeiras diversas.

Haverá também duas sessões do espetáculo Bento Batuca. A montagem vai acontecer, pela primeira vez, ao ar livre, convidando o público a embarcar junto com os personagens na aventura musical e voltar para casa numa nova pulsação.

Bento Batuca foi eleito o Melhor Musical Infantil de 2018, pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e Melhor Trilha Musical Original, do grupo Os Capoeira, pelo 25º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.

Os Capoeira, comandado pelos percussionistas Mestre Dalua e Felipe Roseno, farão duas apresentações ao final das sessões de Bento Batuca, fechando os dois períodos do evento, manhã e tarde. As exibições serão pautadas nos ritmos que dão o tom do espetáculo teatral e evento como um todo: capoeira, maculelê, frevo e samba, em uma celebração da cultura brasileira.

Sempre antecedendo às sessões do espetáculo, o Cultura na Praça terá atividades livres para as crianças e toda a família interagirem juntos, desde cedo. Entre as opções está a Oficina de Dança, que acontece em dois horários, com um instrutor no palco e monitores distribuídos pela praça, propondo uma aula coletiva com ritmos brasileiros como Maculelê, Frevo, Samba e Capoeira.

As atividades seguem ainda com outras opções: Pintando com a Natureza é uma oficina que propõe às crianças encontrarem elementos naturais do ambiente, como folhas, gravetos e flores, para combinarem com tinta guache, papel sulfite, caixas de ovos e pinceis, criando pequenas obras de arte para levarem para casa; Já na oficina livre Confecção de instrumentos, os participantes utilizarão garrafas, latinhas, copinhos e tampinhas para criarem instrumentos musicais, que também poderão ser levados como brinde.

Outras duas divertidas brincadeiras, Arte em Galhos e Lãs convida todos a utilizarem elementos da praça e novelos de lã em várias cores para criarem suas instalações. Já a oficina de Bolha de Sabão Gigante, onde as crianças irão interagir criando enormes bolas de sabão, com varetas, barbantes e sabão atóxico.

O dia ainda reserva espaço para duas atividades completamente livres, para as crianças participarem quantas vezes quiserem. A Amarelinha dos Ritmos substitui os números dos quadrados por ritmos brasileiros, onde o participante tem que dançar o ritmo correspondente a sua posição no jogo.

Outra atividade livre é a Feira de Trocas de Brinquedos e Livros, incentivando as crianças a trocarem e doarem brinquedos e livros entre elas. A ideia é mostrar que trocar e doar é uma forma divertida e responsável em relação ao consumo, desde a infância.

Confira a programação completa:

  • 9h às 10h30: Oficinas de Dança;
  • 9h às 11h: Oficinas e Atividades Livres;
  • 11h às 12h: Apresentação Teatral Bento Batuca (intervalo oficinas);
  • 12h às 12h30: Apresentação Musical Os Capoeira;
  • Intervalo;
  • 12h às 16h: Oficinas e Atividades Livres;
  • 14h às 15h30: Oficinas de Dança;
  • 16h às 17h: Apresentação Teatral Bento Batuca (término das oficinas);
  • 17h às 17h30: Apresentação Musical Os Capoeira.
Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp