“O que é arte?” A pergunta é complexa, muitos adultos que estudam Cultura passam a vida toda sem conseguir fazer essa definição. Porém, para um grupo de crianças do Colégio Senhora de Fátima, de Curitiba, a tarefa foi simples. Enquanto os adultos se preocupam em encontrar explicações e respostas fechadas, os pequenos se ocupam de sentir.
Em um experimento realizado pelo Colégio neste mês de dezembro, os alunos, com idades entre três e seis anos (do Maternal ao 1º ano do Ensino Fundamental), deveriam responder à pergunta que abre este texto. E o que parecia impossível de caber em palavras acabou se tornando um verdadeiro exercício poético.
Individualmente, todas as crianças das turmas dos níveis I e II e também do primeiro ano foram convidadas a observar e falar sobre sua produção individual e escolher o trabalho mais significativo que realizaram durante o ano.
A professora que conduziu a atividade, a atelierista e artista Lailana Krinski, conta que o experimento partiu de três indagações:
- O que é arte para você?
- Você acha que a arte é importante para a vida das pessoas?
- Por quê?
Todas as respostas foram registradas em texto e em média 180 crianças concordaram em ter as respostas gravadas.
Os pequenos disseram sobre a arte coisas que, ao invés de restringir o seu sentido a uma simples definição, ampliam e muito o seu potencial como um modo de ver e sentir o mundo.
O vídeo, compartilhado na fanpage da escola, viralizou nas redes sociais do Colégio, e nele podemos tirar lições tanto para o trabalho com artes plásticas em sala de aula, quanto para a própria vida e a relação entre adultos e crianças.
Qual o papel da arte na educação infantil?
“Um dos conceitos de arte no dicionário é a habilidade humana em diversos campos da experiência e da prática. É justamente na educação infantil que as crianças descobrem, reconhecem, e até treinam seu próprio modo de conhecer, de ser e suas habilidades cognitivas individuais. A investigação em arte é uma metodologia para o conhecimento de si e do mundo, não individual, mas subjetivamente no coletivo, e tem importância em todos os níveis educacionais”, explica Lailana.
A educadora explica que a documentação pedagógica tem sido uma preocupação cada mais presente no Colégio, como forma de estreitar os vínculos entre aluno e professor, além de representar uma ferramenta potente de escuta e atenção com as crianças.
“A arte nos implica um lugar desconhecido que nunca é definido para sempre, mas também é político e nos implica a alteridade”
Confira algumas respostas dos pequenos
- “A arte é a inspiração das coisas que eu vejo no mundo”
- “Arte é fazer uma coisa que ainda não existe”
- “Fazer arte é inventar uma coisa e fazer parecer que é de verdade”
- “A arte é para pôr em quadros, e na vida também”
- “A arte é tudo que eu invento”
- “A arte é que nem a gente: se fosse tudo igual, ninguém ia saber quem é quem”
Algumas respostas são mais poéticas, outras mais sucintas: “é a natureza”; “é o que me faz feliz”; e outra ainda: “sujar!”Assista ao vídeo completo e veja estas e outras definições cheias de poesia dos pequenos:
Leia mais