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Crianças desconectadas da natureza não se desenvolvem plenamente

Um garotinho segura uma muda de planta encolhendo as duas mãos e cheirando as folhas com os olhos fechados.

Crianças desconectadas da natureza

Toda criança, independente de onde mora ou de suas condições socioeconômicas, tem direito ao contato com a natureza. Entretanto, infelizmente, não é o que acontece e o que se vê em muitos lugares pelo mundo.

Para abordar este tema, Margaret Lamar, diretora de Iniciativas Estratégicas para a Children And Nature Network (C&NN), escreveu um texto sobre a importância de as pessoas agirem em conjunto para conectar todas as crianças à natureza.

Primeiramente, ela sugere que uma comunidade deve se unir e se empenhar para transformar a narrativa e as condições que perpetuam a divisão, a discriminação e o ódio.

“Ao investir nossa energia colocando intencionalmente o amor no centro de nossa experiência humana comum, podemos corajosamente esperar mudar a maneira como vivemos e prosperamos juntos nas comunidades”, escreveu.

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Comunidade deve se unir para favorecer o livre acesso das crianças à natureza.

Segundo Margaret, já é possível notar em algumas cidades dos Estados Unidos uma persistência e trabalho conjunto entre comunidades para trazer a beleza e a natureza para as crianças.

Veja abaixo os exemplos citados por ela:

“Pesquisas baseadas em políticas históricas e atuais que promovem a discriminação racial mostram que as crianças negras têm acesso desigual a parques, jardins, pátios escolares verdes, trilhas e vias navegáveis”

Ela ainda ressalta que, cada vez mais, essas crianças não se sentem bem-vindas ou seguras em parques públicos por não acharem que estes locais pertencem a elas. Assim, Margaret lembra que o ideal é abordar o acesso igualitário à natureza ao lado das condições sociais que promovem ou impedem que as crianças vivenciem os ambientes ao ar livre.

A experiência na natureza reduz o estresse e dá ao ser humano uma sensação essencial de bem-estar, além de incentivar atividade, cooperação, criatividade, e uma maior conexão familiar. Estar em contato com a natureza, segundo Margaret, dá a pessoa o sentido de pertencer a algum lugar.

“Quando não temos um sentimento de pertencer, ficamos vulneráveis ao medo, e as crianças que vivem com medo e falta de conexão não podem prosperar plenamente”

Para ela, os espaços verdes naturais são apenas parte de um conjunto complexo de soluções para as divisões encontradas na sociedade atual, porém, podem proporcionar algumas condições para a união entre as pessoas.

Em seu texto, Margaret deixa para os leitores 10 perguntas a serem consideradas na hora de pensar medidas para eliminar o separatismo social e para que mais crianças tenham acesso livre à natureza. 

10 perguntas para aproximar as crianças da natureza

 

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