Ícone do sitePortal Lunetas

Compre de quem faz: dicas de bazares de mães empreendedoras

Cartinhas dos pequenos podem se transformar em objetivo de decoração pelas mãos da artista Paula Di Dario, que estará presente do bazar da Pitanga.

Neste mundo de cada vez mais alternativas ao consumo massivo, escolher o que e, principalmente, de quem comprar é um verdadeiro ato político. Neste Natal, uma alternativa de nome pequenino mas muito potente tem ganhado cada vez mais o gosto das pessoas: o bazar. Com produtos usados ou novos, eles oferecem um outro caminho para quem precisa gastar o mínimo possível nos presentes sem abrir mão da qualidade e da personalidade dos produtos.
Para Angela Castelo Branco, educadora e uma das idealizadoras d’ A Casa Tombada, centro de arte, educação e cultura em Perdizes, os bazares ressignificam a experiência de consumo e simbolizam o momento que estamos vivendo. “Acreditamos que esse é o lugar que a gente precisa estar agora. Investir em bens intangíveis, redes, incentivar a economia criativa, nos saberes do corpo, pois esse modelo hierárquico, predatório e pautado nos bens tangíveis já vimos que não se sustenta mais”.
Além de dar o exemplo aos pequenos de que não é necessário acumular marcas para adquirir produtos com qualidade, os bazares oferecem a possibilidade de incentivar o pequeno produtor, ao comprar diretamente de quem faz.
Por isso, depois do sucesso da lista de marcas criadas por mães empreendedoras, o Lunetas convidou a rede Maternativa para nos ajudar a construir uma lista que reúne as melhores dicas de bazares de mães empreendedoras. Tem para todos os gostos – e bolsos. Não perde e anote essas dicas na agenda!
A Casa das Crioulas, criado por um grupo de mães ativistas do bairro de Perus, é um espaço de trocas colaborativas e aprendizados idealizado para que mães autônomas possam conciliar a maternidade com a vida profissional. Em dezembro, depois de um logo processo de reforma – que, simbolicamente, durou 9 meses -, o espaço renasce com um evento especial, o Bazar das Crioulas.  Entre as atividades do bazar, está o lançamento do livro “Sobrenome Ousadia”, de Mariana do Berimbau, a roda de coco “Levante Mulher” e o Sistema Negro de Som.  A renda levantada com o evento será revertida para a manutenção da casa. Confirme presença no evento do bazar no Facebook e saiba mais sobre o encontro.

Fachada do espaço de co working e empreendedorismo materno Casa das Crioulas, que fica no Butantã.

Transformar o que seria apenas uma experiência de consumo em uma vivência de ‘consumação’. Este é um dos princípios do Bazar d’A Casa Tombada, que nasceu do encontro com artesãs e artistas que visitavam o espaço  para mostrar o seu trabalho. Para quem ainda não conhece a Casa, aí está uma boa oportunidade: o evento acontece no dia 4 de dezembro, das 11 às 17h. A Casa fica na Rua Ministro Godói, 109, ao lado do Parque da Água Branca. Entre os produtos que estarão expostos, roupas, alfmofadas, cosméticos naturais, vasos, geleias, comidas orgânicas, bonecas, tapetes, livros, cadernos, fotografias, entre outros produtos. “Em 2015, fizemos nosso primeiro Bazar, e foi um grande aprendizado para nós. Teve sessão de narração durante todo o dia, famílias convivendo e conversando com os expositores”, relembra a educadora Angela Castelo Branco. Acompanhe a página do espaço no Facebook para saber mais.

Entre os produtos do Bazar d’ A Casa Tombada, estão livros manuais, cosméticos naturais, quitutes orgânicos, bijuterias e muito mais.

  • Conexões Maternas

Entre os dias 3 e 11 de dezembro, das 11 às 17h, o bazar Conexões Maternas vai reunir diversas marcas independentes com produtos exclusivos, tanto para as crianças quanto para as famílias e para a casa. Entre as marcas que estarão expostas, estão a Amigo Monstro, com babadores, bandanas, gorros e toalhas para piquenique, a Laços Nó de Fita, que comercializa laços – natalinos e não natalinos – das mais diferentes formas e para todos os gostos. O bazar será realizado no Espaço Alcachofra, na Rua Padre Moura, 102, bairro Vila Prado. Acompanhe  a página do evento no Facebook para saber mais.

  • Pitanga 
O “Pitanga, Curadoria para Crianças” é um evento itinerante com foco no universo infantil. A ideia é reunir moda, design e literatura para os pequenos em um mesmo lugar, trabalhando com marcas que ofereçam produtos lúdicos e educativos que respeitem o direito de a criança ter acesso a bons produtos. No dia 1º de dezembro, das 9 às 20h, eles realizam uma edição especial de Natal, na Casa Panamericana (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 197, Alto de Pinheiros). Entre os expositores, estão as criações da artista Paula Di Dario, que eterniza cartas e recadinhos das crianças (foto de destaque desta matéria) em lindas peças de decoração afetiva para guardar pela vida toda, além das cerâmicas pintadas à mão da marca Kom, da Argentina, e dos produtos encantadores do Ateliê Materno, formado por um coletivo de mães Walfolf, que cria brinquedos inspirados na metologia. E mais: o bazar contará também com um espaço de recreação para as crianças, com a YOYO e a turma da Firework Animações, que prometem animar ainda mais esta edição de Natal. Clique aqui para acompanhar o evento oficial do bazar.
  • Cake Design and Food Market
O projeto focado em reunir produtos para crianças e famílias Cake Design and Food Market fará três edições de seu bazar colaborativo no mês de dezembro, com dois ou três dias de duração, para ter tempo de ver tudo com calma e aproveitar o melhor dos produtos.  O evento, que será realizado nos dias 3, 4, 10, 11, 16 e 17 de dezembro, contará com comidinhas deliciosas do Nano Cafés Especiais e de diversos parceiros gastronômicos, além de oficinas especiais no jardim com brinquedos para as crianças e espaço para relaxar. E também tem boas notícias para os expositores: se você tem uma marca e quer participar, agora é a hora de mandar em e-mail para raquel@cakemarket.com.br e receber mais informações. Acompanhe o evento no Facebook e não perca!
  • Natal Sem Shopping
O nome é autoexplicativo: a ideia é fugir ao máximo dos shoppings e das alternativas massivas de consumo. No lugar de produtos caros e sem personalidade, a proposta é apresentar marcas independentes, itens exclusivos e cheios do charme do “feito à mão”. Tudo isso com um único objetivo: promover o consumo consciente. O “Natal Sem Shopping“, que será realizado no bar Quintal (Av. Doutor Arnaldo, 1620, Vila Madalena) entre os dias 17 e 18 de dezembro, das 13 às 18h, é realizado pelo Coletivo Bombo e pela Rede Natural, que anseiam por conectar pessoas a projetos e humanizar o consumo. E o mais legal: o bazar está aberto a negociações para quem deseja expor seus produtos, basta enviar um e-mail para contato@natalsemshopping.com.br. Fique atento ao evento no Facebook para estar por dentro das novidades.
Sair da versão mobile