O Instituto CORES, de Goiás, acaba de lançar o material “Como conversar com as crianças sobre nudez? Guia para adultos bacanas e responsáveis“.
De autoria da pedagoga e especialista em educação sexual Caroline Arcari, o guia foi escrito em linguagem acessível para que pais e educadores se instrumentalizem de abordagens simples para naturalizar essa discussão com os pequenos.
“Na nossa cultura, onde o nu é restrito a ambientes privados e até tabu, a nudez pode causar confusão quando ao que pode ser benéfico ou não para a criança nas relações familiares e sociais”, diz o material.
Para facilitar a identificação das crianças, o guia traz os personagens “Pipo e Fifi”, da série de livros sobre violência sexual para o público infantil, como porta-vozes do tema. De forma lúdica, são eles quem fazem o alerta principal do guia:
“A informação da nudez em contextos saudáveis é essencial para o desenvolvimento da criança e até para a prevenção da violência sexual”
O guia exemplifica uma série de contextos sociais em que a nudez pode aparecer, como obras de arte, templos religiosos, na televisão e até mesmo na escola e em casa.
Segundo o material, o que faz diferença para que essas situações sejam saudáveis ou não é o modo como os adultos do convívio da criança irão orientá-la sobre o assunto.
Dividido em tópicos de forma bastante didática e multirreferencial, o guia fornece exemplos de situações cotidianas que a criança pode questionar, e responde questões de ordem prática, como:
- Por que as crianças pequenas querem pegar no corpo dos adultos durante o banho?
- Tomar banho com os pais pode trazer prejuízos para o desenvolvimento da criança?
- Qual a diferença entre a nudez saudável e a nudez abusiva, que envolve violência sexual?
- Toda nudez é pornográfica?
- Por que falar sobre nudez ajuda a prevenir a violência sexual?
Todo o conteúdo foi planejado com o objetivo final de instruir a criança a se apropriar de seu corpo, considerando que informação e autoconhecimento são fatores protetivos fundamentais na infância.
O guia está disponível para download gratuito, e pode ser utilizado pelos pais, professores e cuidadores tanto em casa quanto no ambiente escolar, nas abordagens sobre educação sexual. Baixe aqui o seu “Guia para falar sobre nudez com as crianças” de graça.