Carregando...

‘Colher de Pau Festival’: um dia de comida e cultura no parque

  • Colher de Pau Festival

  • Parque da Água Branca

    Av Francisco Matarazzo 455, São Paulo (SP) - Ver Mapa

  • Entrada gratuita

  • Saiba mais
Colher de Pau Festival
  • Publicado em: 13.03.2019
da Redação

Pensar o território e a identidade a partir da nossa relação com a comida. Esse é o mote do Colher de Pau Festival, que acontece no dia 30 de março, das 10h às 19h, no Parque da Água Branca, em Perdizes, zona oeste de São Paulo. A entrada é gratuita.

Realizado pelo projeto Colher de Pau, com curadoria da educadora e pesquisadora de cultura alimentar Fabiolla Duarte, o evento está em sua quinta edição, sendo que cada edição é dedicado a refletir sobre uma temática específica, sempre pautado da ideia de que relações que cultivamos com nossas escolhas alimentares refletem na visão de mundo que queremos transmitir para as próximas gerações. Assim, uma das propostas é provocar uma reflexão sobre a nutrição além da comida, afinal, nos alimentamos também das relações sociais, do ambiente e de outros elementos que nos rodeiam como indivíduo e corpo coletivo.

Com a ideia de ser uma ponta para uma nova forma de pensar a economia, o encontro vai promover um dia de trocas de experiências de consumo positivas, voltado para toda a família. Empreendedorismo familiar, consumo consciente e economia colaborativa. É nisso que o Colher de Pau Festival acredita. “Comer de quem faz é comer com história”.

O evento vai contar com rodas de conversa, oficinas, projetos educativos, programação cultura, produtos de design, slow fashion, cosméticos veganos. Além de, é claro, muita comida de qualidade. Ao todo, serão cerca de 60 expositores, entre empreendedores independentes e marcas com propostas sustentáveis.

“O que comemos enquanto figuras sociais é o que comemos, de todas as formas, que não só pela boca”, defende o projeto

Divulgação/Mundo Pano

Dentre as marcas que estarão no evento, está a Mundo Pano, que produz bichos de pano feitos à mão integrados ao conceito de economia criativa e mão de obra independente.

A metáfora das árvores

A intenção do evento começa já na escolha da data. O dia 20 de março é tido em algumas tradições como tempo de renovação das reservas de energia. Marcado pela chegada do outono e por ter o dia mais longo do ano, é neste dia que as árvores perdem suas folhas e usam suas reservas.

“Povos antigos costumavam acender uma imensa fogueira no centro de seus vilarejos para que cada indivíduo pudesse manter sua tocha pessoal acesa. Nessa mesma fogueira também lançavam suas ansiedades e frustrações, e em roda honravam seus antepassados e todos os bons feitos herdados”, diz a descrição do encontro.

Colher de Pau nas escolas

O projeto acredita que a equação crianças seletivas, mais educação e família podem juntos provocar uma transformação na cultura alimentar. Por isso, a iniciativa atua Colher de Pau vai até as instituições escolares para mediar a reflexão sobre qual é o papel da escola da alimentação das crianças.

De que maneira a escola e a família podem ser parceiras nos desafios alimentares das crianças, e como lidar de forma positiva com crianças seletivas durante as refeições escolares? Esta é uma reflexão sobre respeito, educação e comportamento alimentar infantil. Confira algumas questões que norteiam essa aproximação:

  • 1) É possível motivar uma criança a comer na escola?
  • 2) Como lidar com crianças seletivas nas refeições escolares?
  • 3) É positivo premiar uma criança por ter comido toda a comida?
  • 4) É responsabilidade da escola resolver questões do comportamento alimentar da criança?
  • 5) De que maneira a escola pode ser parceira da familia na alimentação das crianças?
  • 6) O que é comer bem?
  • 7) Qual é a importância que o lanche da escola deve ter na alimentação do dia da criança?

O Colher de Pau Festival tem evento no Facebook. Confirme sua presença, convide os amigos e ajude a disseminar a proposta de estabelecer novas relações com os alimentos.

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp