‘Casinhas das infâncias’: o brincar em casa na pandemia

Evento celebra o brincar livre e a potência criativa das crianças com programação on-line na Semana Mundial do Brincar

Da redação Publicado em 21.05.2021
Duas crianças olham através do vão de uma porta de madeira
OUVIR

Como o ato de brincar tem se manifestado dentro de casa? Entre os dias 24 e 27 de maio, sempre às 14h, o Espaço Alana promove atividades on-line na 12ª edição da Semana Mundial do Brincar, com transmissões ao vivo pela página do Facebook. A programação é baseada no tema “Casinhas das infâncias”, com práticas que envolvem o brincar, para que educadores e famílias se inspirem e propiciem nos espaços escolares e domésticos ambientes seguros e com afeto para as crianças brincarem.

Ao chamar a atenção para a valorização do brincar de casinha, da casa e das tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração, o evento anseia despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz no coração das crianças o sentido de acolhimento e proteção. Afinal, é natural das infâncias imaginar novos mundos e criá-los com beleza e cuidado, arrumando, enfeitando, colorindo. Vamos juntos defender o direito ao brincar?

Confira a programação:

24/5, às 14h – “Brincar em Casa”
Conversa inspiradora sobre o lugar da casa no imaginário e na vida das crianças e suas famílias. Com Reinaldo Nascimento, terapeuta social, educador físico e psicopedagogo, e Soraia Chung Saura, professora na Faculdade de Educação e na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP).. Mediação de Renata Meirelles, coordenadora do Território do Brincar.

25/5, às 14h – “Brincar de lá e de cá: as infâncias, a casa, a escola e a pandemia”
Debate sobre os desafios e as oportunidades de uma geração de crianças e educadores atravessados pelo fechamento das escolas, das desigualdades intensificadas e de relações sociais colocadas em xeque. Com Paulo Fochi, doutor em educação e especialista em educação infantil, e Viviana Santiago, consultora em relações etnicorraciais, gênero e diversidade – ambos colunistas do Lunetas. Mediação de Ana Cláudia Arruda Leite, pedagoga e consultora de educação do Instituto Alana.

26/5, às 14h – “Brincadeiras em casa com Azul e Well”
Intervenção artística sobre a importância das brincadeiras populares que envolvem toda a família. Com Flávia Sgavioli e Wellington Sancho, arte-educadores do projeto Histórias Musicadas.

27/5, às 14h – “Vivência Musical”
Sensibilização musical com a utilização de objetos e utensílios que podem ser encontrados em casa. Com Silvanny Sivuca, regente e percussionista, e integrantes da Banda Alana.

* A Semana Mundial do Brincar tem como objetivo levar a pauta da importância do brincar para o máximo de pessoas possível. É uma iniciativa da Aliança pela Infância com a parceria de dezenas de organizações, entre elas o Espaço Alana, programa do Instituto Alana.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS