Carregando...

Exposição Aromas e Sabores: um passeio sensorial pelo Japão

  • Exposição "Aromas e Sabores"

  • Japan House

    Av. Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo (SP) - Ver Mapa

  • Gratuito

  • Saiba mais
Exposição 'Aromas e Sabores'

Até o dia 30 de setembro, o passeio das famílias pela Avenida Paulista tem uma parada obrigatória. É a exposição sensorial Aromas e Sabores, em cartaz no segundo piso do museu e centro cultural Japan House.

Para quem ainda conhece o espaço, que foi inaugurado em maio de 2017, a oportunidade vale muito a pena. A mostra propõe aos visitantes de todas as idades um passeio pela cultura japonesa através dos sentidos.

Com curadoria de Felipe Ribenboim, ‘Aromas e Sabores’ trabalhará a construção de gostos e cheiros característicos do Japão, com fragrâncias e essências típicos como a alga, o wasabi e outros presentes em comidas, bebidas, perfumes, odorizadores e incensos.

A exposição é composta de três etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Além disso, a instalação Labirinto Olfativo convida os pequenos e adultos a descobrirem as árvores sakuras e as flores das cerejeiras por meio dos cheiros. A obra é assinada pela artista plástica Maki Ueda.

Atrativa para todas as idades, a exposição conta com projeções lúdicas de áudio e vídeo nas paredes, e livros suspensos com explicações sobre os sabores e os conceitos propostos.

Divulgação/Japan House

Quem visitar, poderá experimentar balas gelatinosas, wasabi, uva japonesa, entre outros sabores típicos da gastronomia japonesa.

 

Aromas e Sabores

Uum ambiente lúdico, interativo e bastante didático, propondo um passeio pela diversidade de cheiros e gostos em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial. O formato da exposição possibilita ao visitante o aprendizado por meio de experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas, para responder questões como: quais os sabores básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami) e como o corpo humano os identifica? De onde vem o sabor dos alimentos? Ou, como o cheiro contribui na construção do sabor? E o perfume, desodorante, sabonete? Como se formam esses cheiros e como eles foram obtidos?

Para ilustrar o tema, Maki Ueda ministrará gratuitamente a palestra Arte Olfatória, onde contará sobre sua trajetória profissional e entendimento de seu trabalho por meio das fragrâncias. “Na minha prática artística, uso o olfato como meio para incorporar o sentido olfativo na arte. Falando geralmente sobre o olfato, muitas vezes pensamos em suas aplicações práticas: perfumaria, higiene pessoal, aromatizantes etc. Contrariamente, concentro-me nas partes que estão relacionadas a memórias, emoções, percepções e experiências. O cheiro que apresento é como uma peça de pintura”, declara Maki.

Experimentando no escuro

E o passeio sensorial não para por aí: os visitantes são convidados para uma degustação às cegas de diversas iguarias características da gastronomia japonesa, como balas gelatinosas, wasabi, shoyu, entre outras.

“É extremamente importante apresentar as diversas facetas da cultura japonesa na tentativa de desvendá-la. Com a valorização de todos os sentidos, apresentamos o universo japonês em uma imersão completa”, defende Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House.

A mostra está aberta para visitação de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita e a classificação etária livre.

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp