Ícone do sitePortal Lunetas

Aprenda a fazer ‘geleca’ e garanta a diversão das crianças

Qual criança que não gosta de brincar com massinha gelatinosa? A famosa “geleca” é unanimidade entre a garotada e muitos pais também entram na brincadeira.

Patrícia Marinho, do Tempojunto, criou uma receita para fazer “geleca” sem usar bórax (borato de sódio) – um mineral alcalino que pode causar alergia e outros problemas às crianças.

É fácil de fazer e ainda garante duas diversões para as crianças: o processo de criação e a brincadeira com a massinha gelatinosa já pronta.

Veja, na galeria abaixo, o passo a passo de como fazer a “geleca” e coloque as “mãos na massinha” junto com a criançada!

Tempojunto

A geleca dura aproximadamente 3 dias ao ar livre e mais tempo se conservada em um recipiente fechado.

Tempojunto

Quando a mistura já estiver no ponto certo, quase consistente, é a hora de acrescentar a água. Ela não se mistura com a geleca e serve somente para “lavar” o amaciante.

Reprodução/Tempojunto

Segundo Patrícia Marinho, do Tempojunto, a geleca feita com tinta guache tem uma cor mais forte e é mais fácil de limpar as mãos após o processo. Já, a geleca feita com corante de alimentos elimina menos tinta no dia seguinte ao que foi feita.

Tempojunto

Para fazer a geleca, é necessário separar: um vidro de cola de isopor (cerca de 90 gramas, mas a quantidade é opcional); amaciante; tinta guache ou corante de alimentos de qualquer cor; um pote para fazer a mistura; um copo com água; e colheres.

Tempojunto

Jogue a água fora e veja como ficou a massinha gelatinosa!

Tempojunto

Despeje a cola de isopor em um recipiente separado para a brincadeira.

Tempojunto

Porém, caso a escolha for fazer a geleca com tinta guache, coloque uma colher rasa de tinta de qualquer cor e misture. Assim a cola já fica colorida antes do amaciante ser adicionado à mistura.

Sair da versão mobile