A Patricia Camargo, do Tempojunto aproveitou a ideia do filme do Peter Pan e essa semana, propôs uma brincadeira nova: o desenho da sombra.
Além de ser bem divertido, as crianças podem conhecer um pouco mais sobre o próprio contorno do corpo e ainda despertar a curiosidade sobre as diferenças entre o corpo de verdade e a sombra.
Há duas versões da brincadeira; conheça
Versão 1
Escolha um dia de sol e um lugar onde você pode riscar. Você só vai precisar de giz ou outro material para desenhar no chão. Peça para que as crianças deitem no chão e cada um risque o contorno do outro. Todos podem fazer posições divertidas deitados e o resultado será bem divertido. Em seguida que, em pé, façam uma sombra que se encaixasse direitinho no desenho do chão. Serão só risadas.
Versão 2
Já a versão 2 da brincadeira começa pelo fim. Primeiro faça uma sombra engraçada no chão. Então, risque o contorno da sombra. Aí é o momento de deitarmos para tentar posicionar o corpo dentro do desenho feito a partir da sombra. (Não é fácil). Isso porque, claro, a sombra é uma projeção distorcida do nosso corpo (benditas aulas de física!). Em outras palavras, seu contorno é um pouco desproporcional ao do nosso corpo real.