O friozinho do mês de junho (pelo menos, no Sudeste e Sul do país) é um ótimo pretexto para testar novas receitas -saudáveis e cheias de sabor para as crianças. Então, que tal se inspirar nas receitas típicas das festas juninas para servir papinhas diferentes aos bebês?
Nosso parceiro Primeira Colheradas pensou exatamente nisso. A seguir, confira algumas sugestões de receitas típicas dos festejos de São João simples e rápidas de fazer que podem se tornar papinhas deliciosas para os pequeninos.
1. Papinha de arroz doce
- Ingredientes: 1 copo de arroz branco, 2 copos de água, 250ml de leite A, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, meia colher de café de extrato de amburana (ou baunilha), 1 pitada de canela.
- Modo de preparo: Misture o arroz e a água em uma panela e deixe em fogo baixo, destampado. Misture bem. Após a água secar, adicione o leite já misturado com o açúcar. Misture sem parar em fogo baixo. Adicione o extrato de amburana e mexa já com o fogo desligado. Polvilhe a canela e sirva. O ponto do arroz doce é molhado e cremoso, não se pode deixar o arroz secar completamente.
2. Papinha de doce de abóbora
- Ingredientes: 50g de abóbora seca ou japonesa ralada, 100 ml de suco de maçã, 1 pitada de canela em pó.
- Modo de preparo: Em uma panela, coloque a abóbora e leve para cozinhar com suco de maçã e a canela até amolecer. Espere esfriar e sirva.
4. Papinha de cuscuz nordestino
- Ingredientes: 100g de cuscuz; 20g de manteiga; 50g de alho-poró picado; 50g de peito de frango, sem pele e cortado em cubos; 25g de cenoura, descascada e em rodelas; 200ml de caldo de frango sem sal
- Modo de preparo: Derreta a manteiga em uma panela e refogue o alho-poró. Acrescente então o frango e mantenha no fogo até que esteja cozido. Enquanto isso, cozinhe a cenoura até que ela amoleça (aprox. 10 mins). Em uma panela fora do fogo, dissolva o caldo de frango em água fervente. Acrescente o cuscuz e deixe descansando por 3-4 minutos. Revolva um pouco com um garfo e acrescente o frango e a cenoura cozida. Para que fique menos consistente, bata usando seu mixer de alimentos até que fique como uma papinha.
5. Papinha de polenta com ragu de carne
- Ingredientes:1 colher de sopa de fubá; 1 xícara de água; 2 colheres de sopa do caldo da carne
- Modo de Preparo: Coloque o fubá na água e deixe descansar enquanto a carne cozinha. Quando estiver pronta, leve o fubá com a água ao fogo e adicione duas colheres do caldo da carne que você preparou para dar sabor ao prato. Depois que levantar fervura, cozinhe por uns 10 minutinhos, em fogo baixo, mexendo sempre, até adquirir a consistência que preferir. Sirva no prato, acompanhada do ragu de carne. Coloque um fio de azeite e agrião bem picadinho
6. Papinha de creme de milho
- Ingredientes: 3 espigas de milho bem fresquinhas; 1 colher de chá de azeite; Caso vá oferecer só o creme, é interessante adicionar um pouco de caldo de frango natural, desses que a gente faz e congela em formas de gelo, dando mais proteína a refeição. Se não usar o caldo, utilize um copo de água filtrada para bater o milho no mixer (dispensando ir a panela novamente).
- Modo de preparo: Cozinhe as espigas de milho em água filtrada. Depois de bem cozidas, tire o milho da espiga e simplesmente coloquei para bater bem num mixer, com um copo de água, 1 colher de chá de azeite extra virgem e um tico de sal. Se preferir fazer com o caldo caseiro que você já tem congelado, coloque-o em uma panela, adicionando o caldo caseiro em quantidade suficiente para cobri-los. Cozinhe por mais 5 minutos e passe no mixer ou liquidificador. Se quiser, Passe pela peneira para tirar a pele do milho antes de servir.
7. Papinha de curau
- Ingredientes: 6 espigas de milho grandes (700g aproximadamente), 1 litro de suco integral de maçã ou uva, 1 colher (sopa) de óleo de coco, 1 pitada de sal, canela em pó para decorar.
- Modo de preparo: Retire a casca e os “cabelos” das espigas de milho. Lave e debulhe os grãos. Em um liquidificador, bata os grãos com a metade do suco por dois minutos. Coe em uma peneira fina. Leve o preparado para uma panela e acrescente o restante do suco, junte o óleo e cozinhe em fogo alto sem parar de mexer. Assim que engrossar, junte o sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos mexendo constantemente. Quando estiver soltando o fundo está pronto. Deixe esfriar em um refratário. Finalize com a canela em pó e sirva frio. A receita rende 6 porções e o tempo de preparo é de 30 minutos.
8. Papinha de canjiquinha
- Ingredientes: para o leite de coco caseiro: 1/2 xícara de coco fresco ralado (120g), 1/2 xícara de água (120g). Para a canjica: 1/2 xícara de canjica (120g), 2 1/2 xícaras de suco de maçã (750ml), 3/4 de xícara de leite de coco caseiro (200ml), 1/2 colher de sopa de essência de baunilha (7,5 ml), 1 colher de chá de canela (5g), 1/2 colher de chá de gengibre em pó (2,5g), 1/2 colher de chá de noz moscada (5g).
- Modo de preparo: Leite de coco caseiro: No liquidificador junte a água e o coco e bata por cinco minutos. Com a ajuda de um pano de prato limpo, coe a mistura de água e coco numa tigela. O leite de coco caseiro é mais líquido e não tão branco quanto a versão industrializada. Canjica: Em um recipiente coloque a canjica e 250 ml de suco de maçã. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira da noite para o dia de molho. Coloque a mistura de canjica e o suco de maçã em uma panela de pressão. Adicione 100 ml de suco de maçã e leve para cozimento em fogo baixo por 10 minutos, contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Deixe a panela perder a pressão e abra para conferir a quantidade de líquido. É necessário ter dois dedos acima dos grãos. Caso precise, junte água filtrada para atingir esse nível. Feche novamente a panela e leve para cozimento em fogo baixo por mais dez minutos contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão. Coloque a canjica em outra panela, e em fogo baixo, junte o leite de coco e o restante do suco de maçã. Mexa constantemente até engrossar. Coloque a baunilha, a canela, o gengibre e a noz moscada e mexa para incorporar. Sirva morno ou gelado.