Brincar é a vida criança e a linguagem da criança. Por meio do brincar que a criança se insere no mundo enquanto sujeito histórico. É o brincar que ajuda no seu desenvolvimento cognitivo, é onde ela se expressa e transmite suas emoções, é também a forma de conseguirmos entender como a criança dialoga com o mundo. Acima de tudo, as crianças aprendem enquanto brincam.
Para ajudar a refletir sobre os inúmeros ganhos que o brincar oferece ao desenvolvimento das crianças, nosso parceiro Mamusca dividiu, para fins puramente didáticos, o desenvolvimento infantil em quatro dimensões: afetiva-emocional, cognitiva, físico-motora e sócio-moral.
Veja a lista de alguns pontos que podem nos ajudar a discriminar melhor o que a criança aprende enquanto brinca no que se refere a cada dimensão.
Confira a lista
Em relação à dimensão afetiva-emocional
- Expressar seus sentimentos e suas emoções;
- Representar o modo como está enxergando o mundo;
- dar sentido e significado ao que está vivenciando no mundo;
- Imaginar e criar;
- A fantasiar e ter mais criatividade;
Em relação à dimensão cognitiva
- Organizar seu pensamento;
- A desenvolver sua atenção e concentração;
- A raciocinar de forma lógica e organizada;
- Novos vocabulários;
- Novas histórias e aprimora seu repertório oral.
Em relação à dimensão físico-motora
- A conhecer e cuidar de seu corpo;
- A conhecer os limites e potencialidades do seu corpo;
- A buscar equilíbrio e a ter prudência nos movimentos;
- A aprimorar os movimentos refinados.
Em relação à dimensão sócio-moral
- Respeitar os outros e a si mesma;
- A cooperar;
- A ser generoso e a dividir quando necessário;
- A lidar com frustrações;
- A negociar;
- A ouvir e construir sentimento de empatia.
Sempre lembrando que tudo acontece simultaneamente enquanto a criança brinca. Por isso que somente brincando que a criança se desenvolve plenamente.